20 de julho de 2009

Megaman ZX


ZX é a investida da Capcom num novo conceito em Megaman. A letra "Z" vem da série Mega Man Zero e a letra "X" da franquia Mega Man X — e como é de se imaginar, o novo ZX mistura elementos de ambas. Mesmo depois de tantos games já lançados, é o primeiro da série a ser lançado para o DS, contando com dois protagonistas, um masculino e outro feminino, Vent e Aile.

Tudo começa, para variar, num lugar muito avançado tecnologicamente, onde humanos e Reploids coexistem pacificamente, situado num universo contíguo aos acontecimentos tradicionais da série. Os humanóides (que já foram no passado humanos e reploids) tentam reviver as glórias de outrora, mas algo dá errado: uma forma de vida denominada Maverick é o grande entrave.

As nações então dividem-se em: Innerpeace, habitada por humanos e humanóides; e Outlands, onde os perigosíssimos Mavericks existem. Uma grande corporação, a Slither Inc. (Serpent Company na versão nipônica), oferece a tecnologia para a manutenção da vida nas áreas centrais das metrópóles graças a artefatos avançados. Este é o preâmbulo que rege o universo ZX.

Em se tratando de jogabilidade, há uma armadura chamada "Biometal" que ativa as transformações do personagem. No esquema de jogo estão presentes as formas Megaman (com tiros) e Zero (com espada) seguindo os rumos já trilhados em jogos anteriores. Além deles, é claro, há outras armaduras para planar, localizar biometals, medir a energia de inimigos, nadar, varrer áreas por radar, enxergar no escuro, escalar, ver passagens e trechos escondidos, e muitos outros.

ZX trabalha com o esquema costumeiro dos outros Mega Man, fornecendo material de interesse para todo o tipo de jogadores através de gráficos renovados (os melhores da série!), uma combinação refinada de ação e plataforma, além de desafio na medida certa.

Nenhum comentário: