20 de julho de 2009

Mage Knight Destinys Soldier (U)


Mage Knight: Destiny’s Soldier é um jogo de estratégia em turnos, convertido diretamente do famoso jogo de miniaturas colecionáveis de mesmo nome produzido pela WizKids. Nele, os jogadores são warlords (senhores da guerra) que montam exércitos de guerreiros, magos e criaturas fantásticas para lutarem pelo controle de The Land -- como o mundo é conhecido -- utilizando-se de magia, tecnologia e muito raciocínio. Várias raças fantásticas como trolls, anões, elfos e orcs habitam este mundo, reunindo-se em facções que estão em guerra umas com as outras pelos mais diversos motivos: recursos, magia ou terras.

A história de MK: DS se inicia quando o herói é escolhido pelos deuses para combater os Dark Crusaders, cujas poderosas magias estão ameaçando destruir The Land e todas as criaturas que nela vivem. Para proteger o futuro, o herói do jogo aceita a missão de percorrer um mundo em guerra, derrotando uma onda interminável de adversários, na forma de exércitos das diversas facções do jogo. O enredo não chama a atenção, nem as demoradas conversas entre os personagens, recheadas de clichês, o que deixa ambos em segundo plano. Existem vários heróis a serem selecionados, cada um com suas próprias habilidades, forças e fraquezas, mas a história permanece sempre a mesma, não importando o personagem utilizado.

Para construir seu exército, o jogador recebe uma quantidade de pontos com os quais recruta novas unidades. Cada tipo de unidade possui três níveis de poder, medido em estrelas (as unidades de uma estrela são mais fracas e as de três são as mais fortes). Quanto mais poderosa a unidade, mais pontos ela irá custar, tanto para adquiri-la, quanto para montar seu exército na hora da batalha. Uma mesma unidade pode apresentar habilidades diferentes de acordo com suas estrelas, como por exemplo, o Tempest Priest, cuja versão de uma estrela possui a habilidade de curar outras unidades, enquanto as de duas ou três não a possuem. Estas, no entanto, são mais poderosas em suas estatísticas de ataque e dano.

Antes de iniciar o combate, o jogo irá atribuir uma pontuação máxima para o exército a ser utilizado naquela batalha, e o jogador deverá selecionar, dentre suas unidades, aquelas que irão participar da peleja, respeitando a pontuação permitida. Com isso, diversas configurações podem ser realizadas, buscando as unidades que tenham melhor sinergia para facilitar a luta.

Cada unidade possui diferentes valores de ataque, defesa, velocidade e dano, além de diversas habilidades especiais. Uma mecânica interessante em MK: DS é o fato de estes valores variarem na medida em que a unidade recebe danos, tornando-se mais lenta e fraca, ou mesmo mais poderosa e adquirindo habilidades diferentes, como uma fúria devastadora contra aquele que a feriu. Isso exige um uso mais inteligente das peças, que podem mudar suas características no decorrer do confronto.

A ação acontece em turnos, nos quais o jogador ou o computador pode movimentar uma quantidade de peças de acordo com a pontuação do exército (entre duas e quatro, normalmente). Cada peça, ao ser movimentada, recebe um marcador, e caso seja movimentada novamente no turno seguinte, receberá um ponto de dano devido ao esforço excessivo, o que torna necessário saber posicionar o exército de forma a evitar a exaustão das unidades, ou mesmo saber quando forçá-las a receberem dano para conseguir uma vantagem extra no campo de batalha.


Nenhum comentário: