20 de julho de 2009

Age Of Empire The Age of King (U)

"Age of Empires" praticamente dispensa apresentações. No PC, eternizou-se enquanto sinônimo de estratégia em tempo real, conduzida à mão de ferro pela Ensemble Studios, de Bruce Shelley, criador da série. O segundo episódio chegou a receber uma versão para PlayStation 2, distribuída pela Konami, mas fora essa apagada incursão, nunca mais foi além do teclado e mouse.

De fato, existe um tabu contra jogos de estratégia nos videogames, algo que o Nintendo DS, com a ajuda da tela sensível e da stylus, vem tentando superar. E "Age of Empires: The Age of Kings" é uma investida, no mínimo corajosa, não apenas por causa do tabu, mas também devido ao fato de que a principal responsável pela conversão foi a Backbone Entertainment, e não a Ensemble Studios. Como se não bastasse isso, o jogo não é em tempo real, mas sim em turnos.

Entretanto, para a felicidade geral da nação, "Age of Empires" é uma amostra de que, com competência e criatividade, é possível fazer conversões excelentes, aproveitando o potencial de cada plataforma. O que o jogo faz, na verdade, é unir o apelo de "Age of Empires II" à fórmula de "Advance Wars", cuja eficácia já é conhecida e garantida.

Nenhum comentário: