12 de dezembro de 2008

Conker's Bad Fur Day


Em 1997, Conker fez sua primeira aparição nos video-games em Diddy Kong Racing, pro Nintendo 64. Em 1999, a Rare lançou o primeiro jogo tendo Conker como protagonista, Conker's Pocket Tales, que serviria de de prequel para um que já estava sendo planejado para o N64. Assim começaram a desenvolver Conker's Quest, que em seguida teve o título mudado para Twelve Tails: Conker 64. Assim como os outros jogos onde Conker aparecia, Twelve Tails ia ser um joguinho infantil cuti-cuti mela-cueca. Foi aí que alguém da Rare resolveu parar pra pensar e percebeu que Twelve Tails ia acabar sendo mais um título medíocre na história do N64, sendo vendido pra alguns moleques no natal e morrendo nas prateleiras logo em seguida.

Assim nasceu Conker's Bad Fur Day. A história foi reformulada, os personagens mudados (Berri, em Conker's Quest era do mesmo tamanho que Conker, com pêlos vermelhos e cabelos marrons. No Bad Fur Day, ela vira uma loira alta e gostosa) e Conker agora é um esquilo alcoólatra, beberrão e mulherengo. A premissa era basicamente a mesma de Pocket Tales, Berri é sequestrada e Conker vai a seu resgate. Mas dessa vez, Conker já começa o jogo de ressaca e sua primeira missão é achar um efervecente pra curar a dor de cabeça.

A história é deliciosamente escrachada. O Rei Pantera gosta muito de leite. Mas a mesinha onde ele coloca seu copo de leite está com uma perna quebrada, fazendo com que o copo sempre caia quando colocado na mesa. Para resolver este problema, o Rei convoca sua equipe de 1 cientísta maluco. Depois de uma análise aprofundada, o cientista revela a única solução para o problema do Rei: colocar um esquilo vermelho no lugar da perna que está faltando, claro. Então o Rei Pantera manda sequestrar a namorada de Conker, o único esquilo vermelho do mundo, para atraí-lo.

Inspirado em muitos aspectos em South Park, o jogo é recheado de comédia, sátiras e paródias de filmes (O Exterminador, Alien, Matrix, Resgate do Soldado Ryan, Cães de Aluguel, só pra citar alguns). Sem falar nos personagens estilosos como Birdy, o espantalho alcoólatra; Greg, o ceifador; e o grandioso monstro do cocô, o cantor de ópera.

A jogabilidade é bem simplificada com o botão B sendo "Context Sensitive". Isto é, ao invés de ficar decorando vários golpes especiais e pegando milhares de itens sem ter certeza de onde vai usá-los, Conker faz uma ação diferente de acordo com a situação quando se aperta o B. Normalmente, o B serve como ataque, e Conker vai dar uma panelada no inimigo. Mas quando ele pisa num certo painel, o B faz ele puxar um estilingue pra acertar besouros. Ou facas de atirar. Ou faz ele começar a mijar para apagar monstrinhos de fogo. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Nenhum comentário: